quarta-feira, 20 de julho de 2011

Selic tem quinta alta consecutiva e vai a 12,5% ao ano




O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na noite desta quarta-feira a elevação da taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, de 12,25% para 12,5% ao ano. A decisão foi unânime, sem viés.
"Avaliando o cenário prospectivo e o balanço de riscos para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic para 12,5% ao ano, sem viés", disse o Comitê de Política Monetária em um comunicado.
A nota desta noite elimina a expressão "por um período suficientemente prolongado" que apareceu nas duas últimas reuniões do Copom, abrindo a possibilidade de a alta desta quarta-feira ter sido a última do atual ciclo de aperto.
"Comunicado foi lacônico e cria uma dificuldade de depreender o que vai acontecer na próxima reunião. Olhando os dados, não tinha o que fazer hoje, tinha que subir. Atividade aquecida apontava necessidade de mais ajuste. Tirando a expressão 'suficientemente prolongado' abre possibilidade de parar por aí, mas não é certeza. Continuamos achando que Selic vai a 13% até dezembro", disse Cristiano Souza, economista do Santander.
Nas quatro reuniões anteriores realizadas no ano, a autoridade monetária já havia optado por alta nos juros: em janeiro (de 10,75% para 11,25%), em março (para 11,75%), em abril (para 12%) e em junho (para 12,25%).

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário