quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Taxa de juros sobe pelo 2º mês nas operações de crédito, diz Anefac


A taxa de juros média nas operações de crédito teve a segunda alta consecutiva em dezembro com variação de 6,79%, mostra levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Em novembro, a taxa foi de 6,74%.

Esse movimento, na avaliação da entidade, pode ser atribuído a pelo menos três fatores: à elevação dos depósitos compulsórios promovida pelo Banco Central, à majoração do requerimento de capital para as operações de crédito a pessoas físicas com prazos superiores a 24 meses (fator de ponderação de risco), medidas introduzidas igualmente em três de dezembro; e à provável elevação da taxa básica de juros (Selic) por conta da elevação dos índices de inflação.
Na média, os juros para consumidores passaram de 6,74% ao mês em novembro para 6,79% no mês passado. Apenas a taxa do cartão de crédito rotativo ficou inalterada.
Já para empresas, houve redução das taxas em duas das três linhas de crédito pesquisadas (capital de giro e conta garantida), o desconto em duplicadas foi elevado. Na média, a taxa subiu de 3,79% para 3,80%.


Taxa de juros mensal em dezembro, em %

Média para pessoa física- 6,79%
Comércio - 5,69%
Cartão de crédito - 10,69%
Cheque especial - 7,57%
CDC (bancos) - 2,40%
Empréstimo pessoal (bancos) - 4,77%
Empréstimo pessoal (financeiras) - 9,64%
Média para pessoa jurídica - 3,80%
Capital de giro - 3,08%
Desconto de duplicatas - 3,08%
Conta garantida - 5,23%

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário