sábado, 3 de julho de 2010

Cooperativismo comemora seu dia com 800 milhões de associados no mundo

A Unicred Mossoró lembra que hoje, 3 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, que celebra a união e a força, em todo o mundo, de mais de 800 milhões de pessoas que optaram pelo sistema cooperativo como meio de organização econômica da sociedade, fundamentado em princípios como o da participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, visando a prosperidade conjunta. Este ano o tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) propõe uma reflexão sobre o empoderamento da mulher e seu papel no contexto das cooperativas como forma de gerar autonomia econômica e trabalho decente para a população feminina, com ganhos para toda a sociedade. Para promover a discussão, o Sistema OCB-Sescoop criou uma campanha nacional cujo tema é “A mulher e o cooperativismo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino”.
Segundo o presidente da Unicred Mossoró, Nilson Pedro Siqueira Chaves, as mulheres representam hoje 40% dos funcionários e ocupam 12% dos cargos de direção nas cooperativas brasileiras. “Por exemplo, na Unicred Mossoró, a maioria dos funcionários é composta por mulheres. No que se refere aos associados, elas somam 40% do total”, comenta Nilson Pedro. Ele lembra que já é muito forte e significativa também a presença feminina nos Conselhos Administrativo e Fiscal da Unicred. O Posto de Atendimento da Unicred em Caicó está sob a responsabilidade de funcionárias. “A presença feminina representa mais afetividade e sensibilidade. Elas estão mais preocupadas em diminuir gastos e assumem menos riscos e, com isso, ganhamos em termos de segurança”, lembra o presidente da Unicred.
A Unicred Mossoró tem hoje um papel importante no fomento da economia de Mossoró, Caicó e Currais Novos, pois agrega valor e proporciona o desenvolvimento dos seus cooperados e da região. ‘Temos mulheres na direção de hospitais, proprietárias de clínicas e donas de seus próprios consultórios. Isso aquece a economia local e capitaliza a Unicred, cooperativa da qual elas também são donas”, reforça.

Crescimento - No Brasil, segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente 8,2 milhões de pessoas são associadas a mais de 7,2 mil cooperativas. Em 2009, o setor movimentou R$ 88,5 bilhões no país, representando um crescimento gradual de cerca de 30% desde 2006. Atualmente, o cooperativismo emprega 274,1 mil pessoas e exportou, no ano passado, US$ 3,63 bilhões, equivalente a 5,39% do Produto Interno Bruto (PIB)
 
* Matéria veiculada na edição de hoje da Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário